Notícias

Nota de Esclarecimento sobre Tema da Redação CFO 2017

06/09/2017

O Instituto O barriga Verde vem a público se manifestar a respeito das notícias que circulam nas redes sociais sobre o possível vazamento do tema da redação do Concurso Público para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina.

Tão logo chegou ao conhecimento da equipe do Instituto O Barriga Verde os boatos de que houve vazamento sobre o tema da prova, procedeu-se à uma minuciosa conferência de todos os materiais, cadernos de provas preenchidos e cadernos dos candidatos ausentes.

Através desta análise, o Instituto O Barriga Verde constatou que, em uma única sala faltou um caderno de prova completo de um candidato presente. A partir disso, procedeu-se à conferência do original da folha de resposta de redação, com o rascunho de cada caderno de provas, bem como a caligrafia e a cor da caneta utilizada pelos candidatos e com isso identificando de qual candidato faltava o caderno de rascunhos.

Pela conferência realizada pela equipe do IOBV, constata-se que o candidato burlou a fiscalização e saiu da sala de posse do caderno de prova, após encerrado o concurso, pois permaneceu em sala de prova, sendo um dos três últimos candidatos, assinando a ata de sala, que encerrou os trabalhos às 19h08min, portanto foi após este horário que o candidato poderia ter iniciado a divulgação do recorte do tema, conforme publicado nas redes sociais.

O Instituto o Barriga Verde informa que já foram tomadas as providências cabíveis no sentido de investigar o autor da redação que aparece no recorte que circula pelas redes sociais, a quem será aplicada a exclusão do concurso, nos termos do art. 4.1, alínea “h” do Edital 091/CESIEP/2017. Bem como a identificação dos demais candidatos que fizeram a postagem do referido recorte, denegrindo a imagem do certame, aplicando a todos as medidas cabíveis.

O Instituto O Barriga Verde preza pela lisura e transparência em todos os concursos públicos que realiza, não tendo ocorrido qualquer fato assemelhado em nenhuma das provas aplicadas até o momento.